quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ano novo... de novo?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 01/01/2013.

Eclesiastes 1.4-11

4 Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.
5 O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.
6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro vai para o norte; volve-se e revolve-se na sua carreira, e retoma os seus circuitos.
7 Todos os ribeiros vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios correm, para ali continuam a correr.
8 Todas as coisas estão cheias de cansaço; ninguém o pode exprimir: os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
9 O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.
10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já existiu nos séculos que foram antes de nós.
11 Já não há lembrança das gerações passadas; nem das gerações futuras haverá lembrança entre os que virão depois delas.

Acredito mesmo que eu esteja vivendo um momento parecido com o do autor de Eclesiastes. Olho para tantas comemorações nesses dias e fico me perguntando: qual a razão de tanta festa? A simples mudança de calendário deve trazer tanta euforia assim?

Lembro que quando eu estudava, tinha a expectativa do novo ano. Novos professores, alguns dos que já conhecia, algumas vezes. nova escola, outras disciplinas. Havia algo a se esperar como diferente. Quando "passei" da oitava série para o primeiro colegial... hoje vai até a nova... Ou ainda quando prestei vestibular e esperava passar ou quem sabe começar nova etapa de estudos com um cursinho...

Quem sabe aqueles que estão mudando de emprego, ou iniciando nova etapa de trabalho, mesmo sem mudar de emprego, ainda podem esperar pelo novo no começo do ano. Mas isso pode acontecer em qualquer momento do ano e não apenas no começo do ano...

Quem sabe aqueles que passaram por dores no ano que acabou, esperam que haja novidade neste ano. Mas a cada nova manhã pode vir a novidade! A cada nova tarde... a cada nova noite... até a cada nova madrugada... Não devemos jogar as esperanças na mudança de ano apenas para aguardar pelo novo...

Com tudo isso, o que penso neste momento que me parece muito próximo ao do autor de Eclesiastes é: não espere a mudança externa para ver mudanças em sua vida! Não espere um novo ano, não espere que outras pessoas mudem de atitude, não fique com motivos ou razões para se manter na mesma situação! Quem sabe os motivos possam ser revistos mais facilmente e as razões sejam mais complicadas de passar por revisão, mas não use qualquer situação para dizer que não pode mudar!

Não diga que "no ano que vem vai ser diferente"... Comece a lutar por essa mudança agora mesmo! Não importa quanto tempo falte para mudar o ano...

Creio que o Senhor não quer que esperemos um dia lá na frente para viver a mudança que Ele nos apresenta agora mesmo. Esperar apenas por conveniências sociais, ou ainda porque "no ano que vem vai ser diferente", não me parece ser a realidade do Plano do Senhor apresentada nas páginas da Bíblia.

Quero começar a viver a mudança hoje mesmo! E se não for pelo caminho que entendi como melhor, sem problemas! Eu quero a mudança pelo caminho que o Senhor entendeu como melhor para mim! Não quero me acomodar esperando algo ou alguma coisa. Não quero colocar a culpa da minha falta de atitude em qualquer situação ou qualquer pessoa. Quero sim é viver o novo a cada dia, na presença do Senhor.

É um desafio! Mas eu quero! E você? Quer esperar as coisas se acertarem, quer continuar dizendo que não toma uma atitude porque há outras situações que impedem ou dificultam isso, ou quer viver o melhor do Senhor a partir de agora mesmo? Sei que há situações que parecem mesmo nos mostrar que não é prudente fazer algo ou mudar a situação. Mas acredito que há coisas que acontecem em nossa vida que se apresentam para que tomemos uma atitude, mesmo que pareça difícil. Se o Senhor permitiu que algo até mesmo errado, injusto ou ruim acontecesse, é porque está nos dando o "empurrão" que falta para que tomemos uma atitude. Aí, temos a alternativa de continuar achando razões ou motivos para esperar ou até para continuar, ou podemos tomar uma atitude. Qualquer que seja o caso, faça sempre a vontade do Senhor! Não espere amanhã, o novo ano, ou algo mudar no quadro! Faça hoje mesmo a mudança que for necessária para viver o melhor do Senhor a cada dia! E que essa expectativa do novo por conta do "novo ano" seja constante a cada dia de nossa caminhada com o Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor
http://www.compartilhandonaweb.com.br

Esta meditação foi enviada em 01/01/13 por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário