quinta-feira, 13 de junho de 2013

Somos chamados para acreditar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 02/01/2013.

Habacuque 1.2-5

2 Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás?
3 Por que razão me fazes ver a iniquidade e a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há também contendas, e o litígio é suscitado.
4 Por esta causa a lei se afrouxa e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, de sorte que a justiça é pervertida.
5 Vede entre as nações, e olhai; maravilhai-vos e admirai-vos; porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não acreditareis, quando vos for contada.

Eu ainda não vivi isso como pai. Mas sei que muitos pais e mães ficam enlouquecidos com os famosos "por ques" das crianças. Habacuque no texto de hoje está tal qual essa criança que pergunta "por que", o que nos mostra que não são apenas as crianças que fazem essas perguntas, elas apenas ficam com a fama...

Habacuque viveu durante um dos períodos mais críticos de Judá. Seu país havia caído do auge das reformas de Josias para as profundezas do tratamento violento de seus cidadãos, medidas opressoras contra o necessitado e a ruína do sistema legal. O mundo localizado ao redor de Judá estava em guerra, com a Babilônia levantando-se em ascensão sobre a Assíria e Egito. À ameaça de invasão do Norte foi adicionada a desordem interna de Judá. Habacuque, provavelmente, escreveu entre a queda de Nínive, em 612 a. C. e a queda de Jerusalém, em 586 a. C.

No meio de tudo isso, Habacuque pergunta "por que", questiona "até quando", esperando por uma resposta da parte do Senhor. O próprio profeta completa o texto de seus questionamentos, mostrando que confia no Senhor, sabendo que a obra que será realizada terá notoriedade entre as pessoas da terra de Judá e entre as nações. Algo estava por acontecer! E logo depois, vemos uma parte dedicada para a resposta do Senhor no texto do profeta.

O fato da resposta do Senhor aparecer depois desse texto, faz com que eu tenha mesmo a impressão que essa obra já anunciada logo depois do clamor de Habacuque no "até quando" ou no pedido de resposta do "por que", acaba por mostrar a confiança que o profeta tinha no Senhor. Habacuque era capaz de ver a dificuldade, clamar por ação do Senhor, ficar preocupado porque parece que seu clamor não tem resposta, "se atrever" a questionar o "por que" das coisas e o "até quando" tudo vai acontecer, e ainda assim, acreditar que o Senhor está fazendo algo no meio do povo que será digno de nota. Ele ainda não entendia o "por que" e nem sabia "até quando", mas sabia que o Senhor tinha algo para realizar no meio daquilo tudo!

Questionar os "por ques" das coisas ou o "até quando" algo se manterá, não é mostra de falta de confiança ou de fé. Aliás, se não acreditasse, não questionaria, deixaria rolar, simplesmente. Se está inquieto diante do quadro, é porque consegue acreditar que algo pode acontecer! O problema é que quando parece demorar a resposta, podemos ficar "calejados" e seguir pelo caminho da falta de confiança ou até passar para um lado de falta de respeito para com o Senhor. Que possamos, mesmo diante das crises de dificuldades, questionar os "por ques" e os "até quando", sem perder a reverência e a confiança que o Senhor está agindo e seguirá agindo! Acreditar sempre que o Senhor tem a resposta: essa é a chave para seguir, mesmo no meio dos questionamentos, sem deixar de confiar!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 02/01/13 por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário