segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Somos chamados para a Redenção

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 31/07/2013.

1 Pedro 1.1-12

1 PEDRO, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
11 Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.


De acordo com 1 Pedro 1.1-12, entendemos que a Redenção é:

Um propósito de Deus
Inicialmente (v.2), o apóstolo mostra que o plano de salvação nasceu no coração de Deus. Não foi uma mera obra do acaso, mas sim, pura e genuína graça, pois a justiça de Deus se manifesta em nos redimir dos nossos pecados e não em nos condenar. O desejo de Deus é que todos se salvem. Mas homens e mulheres precisam assumir a condição de pecador/a. Da mesma forma que o ser humano assumiu o pecado, precisa assumir o Plano de Deus para deixar esse pecado e ir em direção à salvação.

Uma realidade a partir do “aqui e agora”
A redenção foi uma obra única e definitiva, realizada por Jesus Cristo. E é agora que acontece em nossa vida, no instante que nos entregamos a Deus.

E Deus nos redimiu para que tivéssemos:
a) uma viva esperança, isto é, certeza de que temos um lugar junto ao Pai;
b) uma herança viva: muitas heranças e bens são perecíveis, mas a que Deus nos legou em Jesus Cristo é eterna;
c)  proteção eterna. Diz Pedro que os “salvos são guardados” (v.5). A confiança que depositamos Nele está guardada e protegida.

Deus é Justo
O homem por si só e por suas obras não tem condições de se tornar justo diante de Deus, isto porque, “todas as suas obras, na verdade, são impuras e pecadoras em si mesmas, de modo que todas elas necessitam de expiação” (BURTNER, Robert W. & CHILES, Robert E. Coletânea da Teologia de Wesley. Tradução de Messias Freire, pág. 135).
E Deus, por ser justo, há de utilizar-se de toda a sua justiça para julgar a humanidade. É difícil estabelecermos critérios e afirmarmos como será o julgamento de Deus. No entanto, a Bíblia nos diz que o julgamento será severo e justo, e acontecerá sobre toda a carne (Apocalipse 20.11-15; Romanos 14.10). Mas o crente tem uma obra na qual ele pode gloriar-se, uma obra que não é de si próprio, mas de Deus – a obra de Jesus Cristo no Calvário – e por ela, toda a humanidade se justifica diante dEle.

Deus é Amor
Muitas pessoas pensam em Deus apenas como Juiz severo e impiedoso, que prontamente nos julga os pecados. Entretanto, não é bem assim. Se Deus prontamente nos julgasse pelos pecados que cometemos, há muito teríamos sucumbido. Aliás, a humanidade teria acabado em Adão, no instante em que ele comeu o fruto proibido. “... porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2.17b). Mas ao contrário disso, Deus nos revelou o seu amor prometendo a Adão e a Eva um Redentor, um que esmagaria a cabeça da serpente e restauraria a comunhão da humanidade consigo (Gênesis 3.15).

O Sacrifício de Jesus
Toda ação provoca uma reação – esta é uma lei universal. E com a transgressão do homem, não foi diferente. O pecado trouxe sérias consequências – “O salário do pecado é a morte...” (Romanos 6.23). Por causa do pecado, o homem deveria morrer.
Mas Deus amava o ser humano e permitiu que um animal fosse sacrificado em seu lugar. Desde então, sempre que alguém pecava, um animal era sacrificado.
E foi assim até o dia em que Deus proporcionou o último sacrifício, puro e perfeito, e assim, como o pecado e a morte entraram no mundo, pela transgressão de um único homem, pela justiça de um único homem, também entrou a vida (Romanos 5.18).
O sacrifício de Jesus foi para que toda a humanidade compreendesse e fosse participante da redenção, da salvação de Deus. Você e eu somos chamados para fazer parte disso!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário