quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Somos chamados para Buscar a Deus

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.


Mas de lá buscarás ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma - Deuteronômio 4.29

Quando o texto de Deuteronômio fala sobre essa busca, ela está no contexto de chamar o povo para buscar ao Senhor quando estivesse na Terra Prometida. Você pode ler o texto todo e verá que fala sobre isso, principalmente quando fala sobre "quando envelhecer na terra". Essa busca deveria ser feita sempre, mesmo quando as coisas do dia a dia pudessem atrapalhar a profundidade dessa busca, mesmo quando muitos acabassem se corrompendo nessa busca, alguns por acharem que precisava de algo mais, outros porque queriam mesmo algo diferente.

Para nós, no tempo da Graça, o "estar na terra" pode ser representado por estar vivendo como salvo em Jesus! Assim, não pensamos no cumprimento das regrinhas ou da Lei do Antigo Testamento, mas estamos sim na terra que o Senhor nos dá, sendo essa terra a nossa Pátria Celestial! Devemos conhecer toda a história que envolve o avanço do Senhor junto ao povo, mas temos que ter claro que vivemos debaixo da Graça, que é o avanço do Senhor na história da Salvação.


Mas enquanto não temos o encontro com o Senhor, naquele dia aguardado (MARANATA!), ainda temos que experimentar as coisas que temos nesta vida, neste mundo onde ainda podemos ter aflições. No dia a dia da vida da experiência da fé temos essas situações que precisamos identificar e encaminhar:

- há os que buscam ao Senhor, com profundidade na Palavra, muito conhecimento e muita experiência na busca pela vontade do Senhor;

- há os que buscam ao Senhor, mas precisam de muitos detalhes superficiais e/ou aparentes, alguns que podem mesmo ter confirmação Bíblica, outros que parecem certos e parecem não fazer mal algum, mas que são, se analisados com cuidado, muito anti-Bíblicos. Mas as pessoas que vivem essa experiência não são completamente alheias a essa busca da vontade do Senhor, apenas não tiveram a experiência da verdadeira liberdade que a mensagem do Evangelho anuncia para a vida daquele que crê, confiando na Graça do Senhor e sendo guiado pelo Espírito Santo para fugir do erro (nunca por "regrinhas" que muitos pensam ser certas);

- há os que querem viver uma experiência diferente, quer seja tentando mudar os aspectos da Fé, quer por tentar anular essa Fé, ou com qualquer outra postura. Mas são pessoas que não buscam as mesmas coisas que buscam os salvos em Jesus, aqueles que já aceitaram a mensagem de Salvação.

Podemos até pensar em outros "grupos". Pode acrescentar, se assim quisermos, nos cometários no Blog. Mas por enquanto, ficamos com esses. Todos os grupos podem encaminhar alguma coisa que pode ser contrário ao querer do Senhor. Até mesmo o primeiro da lista acima apresentada! A carne pode aprontar das suas e a pessoa pode dar ouvidos a essas coisas... E sempre que isso acontece, quando alguma sugestão é dada como parecendo boa ou certa com base na Bíblia, ou algo que não parece ter nenhum problema, pode entrar na forma de viver a Fé da comunidade e de cada pessoa algo que, na verdade, não é adequado para a busca da vontade do Senhor, aliás, por mais inofensivo que pareça, pode até nos afastar disso!

Assim, não importa o quanto você esteja firme em sua experiência de Fé! Todos, desde os mais firmes até os que ainda não aceitaram a mensagem do Evangelho, precisam ter em mente que precisam buscar a Deus! Uns já fazem isso, mas não podem deixar de fazer! Outros, ainda precisam começar essa busca... Dessa forma, que a cada momento lembremos que, mesmo que achemos que estamos em pé, devemos tomar cuidado para não cair! Nos preocupamos com os que ainda não encontraram a Verdade que Liberta, e devemos nos preocupar sim, por impulso evangelístico, mas não podemos descuidar de nós mesmos. Não podemos negligenciar essa busca, que é pessoal. Ainda que desemboque numa experiência comunitária ou, pelo menos, partilhada por muitas outras pessoas, essa busca começa no individual, para depois se apresentar no aspecto comunitário. Com isso em mente, que possamos sempre buscar a vontade do Senhor em nossa vida. Ler a Bíblia, oração, jejum, meditação na vontade do Senhor (mais que ler, buscar o entendimento e, mais que buscar o entendimento, lutar por viver a vontade do Senhor)... Quer dizer: Somos chamados para Buscar a Deus!


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário