quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Amar... Testemunhar... Viver de acordo com A Vontade do Senhor!

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei - Romanos 13.8.

Como seguidores de Jesus, temos a responsabilidade de zelar pelo testemunho que temos a apresentar diante da mensagem do Evangelho. É verdade que nem sempre as pessoas interpretam nosso testemunho como ele realmente é! Pode ser que façamos a coisa da forma correta e, ainda assim, as pessoas interpretem de forma equivocada. Foi assim com os primeiros cristãos: eram acusados de contrários ao imperador de Roma, quando, na verdade, oravam por esse imperador e o obedeciam em tudo, desde que esse não contrariasse em suas leis e ordens o ensinamento do Senhor. Mesmo assim, as pessoas acusavam os cristãos de contrários ao imperador e, apesar de uma interpretação errada da sociedade sobre o agir do cristão, os cristãos seguiam com seu testemunho.

Precisamos dar bom testemunho da mensagem do Evangelho. E não é porque muitos não seguem essa mensagem que as pessoas não a conhecem ou não sabem como normalmente vive um seguidor de Jesus. As pessoas notam e comentam. Para observar o nosso testemunho, até mesmo o que não está no Evangelho, mas em "usos e costumes" das denominações, as pessoas notam... Claro que a questão da interpretação da sociedade pode influenciar em uma interpretação errada ou equivocada do que o cristão deve ou não fazer! Nesse caso, mais importante é obedecer ao Senhor e se preocupar com a vida diante do altar do que com a interpretação das pessoas. Se vivemos de acordo com a vontade do Senhor, mesmo que as pessoas interpretem de forma errada o nosso testemunho, o problema não está em nossa atitude mas na interpretação errada...

A instrução no versículo recomendado hoje é de não dever nada. Não se trata apenas de dinheiro, promessas de presentes ou favores. Não dever nada é não ter nenhuma desavença, no que depender de você, não faltar com seu testemunho, e por aí vai! Mais uma vez, insisto: não no tocante ao que as pessoas interpretam do que dizemos, escrevemos ou fazemos, mas na comparação com a verdadeira vontade do Senhor. Se seguimos o correto, buscamos agradar ao Senhor, mesmo que haja uma interpretação errada de nosso testemunho e as pessoas digam se afastar do Evangelho por conta do nosso testemunho, elas se afastam não por conta desse testemunho verdadeiro, mas por conta do que interpretam desse testemunho. E se vivemos o certo, mas as pessoas interpretam de forma errada, mais vale agradar ao Senhor do que aos homens... O ideal é ser entendido em seu testemunho! Mas se não for possível, que o erro seja o da interpretação das pessoas e não da nossa forma de agir...

Mas o texto continua dizendo "senão"... E fala do amor. Esse, para além de dever e ficar em falta, deve ser "devido" na medida certa, humana, pessoal, social e de acordo com a mensagem do Evangelho. Amar o próximo faz parte da mensagem do Evangelho que pregamos e vivemos!

Mesmo que amemos muito, sempre estaremos em divida com relação a esse amor e sempre precisando ir além, mais um pouco. Não há um ponto em que acaba essa necessidade de amar o próximo! Vai para além do que nos agrada quando chega no amar o inimigo, orar por ele! Sempre é para ir além, ir mais um pouco, uma milha a mais (ou quilômetro, ainda que a milha seja 1 para 1,6 quilômetros, aproximadamente, fica como uma medida mais próxima do nosso entendimento), e por aí vai.

Que possamos amar e nesse amor devemos dar testemunho da mensagem do Evangelho, anunciando e vivendo essa verdade que liberta. Se possível, deixando claro o nosso testemunho, mas se não for possível, que o erro esteja na interpretação das pessoas e não na nossa forma de agir. Ao testemunhar essa mensagem, amamos o próximo também, pois mostramos que é bom e possível viver essa mensagem, sendo essa uma ótima forma de anunciar e pregar. E mesmo aqueles que nos difamam ou agem com algum tipo de hostilidade por não entender corretamente o que falamos, escrevemos ou vivemos, quer dizer, nosso testemunho, que sejam alvos de nossas orações! Que amemos para agradar e obedecer ao Senhor, para testemunhar e anunciar o Evangelho!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário