quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Somos chamados para obedecer

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Pensando no tempo dos Juízes em Israel, sem separar um texto específico, mas pensando em todo o livro e todo o tempo dos juízes, escrevemos a meditação de hoje:

O povo de Israel não foi unânime na decisão de Josué, apresentada perto do final do livro desse servo do Senhor, que muitos repetem, alguns como fato, outros como esperança profética: "eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24.15b). Ainda que naquele momento o povo tenha deixado registrado que iriam fazer o mesmo, passou por grande degradação, maldade, até fazendo acordos com os povos que o Senhor os orientara que não fizessem. Com isso, muito mal sucedeu aos Hebreus que, por conta da desobediência, se afastaram de Deus.

É aí que entra o tempo dos Juízes, com a missão de liderar o povo, julgar e tentar levar esse povo de volta a Deus. Mas muitas as vezes o povo se afastou de Deus, o que acarretou em grande maldade e degradação do povo. Isso foi até o tempo de Samuel, quando foi escolhido um rei, o que não acabou com a iniquidade, mas encaminhou a questão de forma um pouco melhor por um tempo. Entretanto, o povo continuava caminhando a grandes índices de maldade.

Citamos nesse tempo os seguintes Juízes, registrados no livro Bíblico com esse nome (dependendo da tradução utilizada, a forma de escrever o nome pode variar):

Otniel (3.7-11), Eúde (3.12-30), Sangar (3.31), Débora e Baraque (4.1 – 5.31), Gideão e Abimeleque (6.1 – 9.57), Tola (10.1-2), Jair (10.3-5), Jefté (10.6 – 12.7), Ibsã (12.8-10), Elom (12.11-12), Abdom (12.13-15) e Sansão (13.1 – 16.31).

O que o Tempo dos Juízes nos mostra é que Deus definitivamente não tolera o pecado! Sempre que Israel obedecia, prosperava. Quando desobedecia, passava pro problemas. Mas, da mesma forma que Deus não tolera o pecado, vemos o quanto o Senhor é misericordioso diante do arrependimento, pois a partir deste, o cuidado do Senhor era tremendo para com o povo.

Deixe o Espírito guiar sua vida. Deixe Ele te levar a realizar a vontade do Senhor! E grandes maravilhas você verá. Mesmo no meio das dificuldades, você poderá sentir o cuidado do Senhor e, claro, principalmente diante do livramento, quando este vier! Confie no Senhor e faça a Sua vontade!!!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
http://www.compartilhandonaweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário