quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O que é Discipulado?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 05/02/2013.

Como escrevemos na semana passada, hoje trazemos mais citações de autores sobre Discipulado. O nosso texto continua sendo o da Grande Comissão no Evangelho de Mateus:

Mateus 28.18-20

18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.


Segundo FOX & MORRIS “todas as pessoas são convidadas por Deus a se arrepender, a confiar e seguir a Jesus, a aprender de suas palavras e atos e a compartilhar em sua missão, pelo poder do Espírito Santo e em companhia de outros cristãos” (FOX & MORRIS. Para Compartilhar sua Fé em Cristo, São Paulo, Igreja Metodista, 1998, p. 11). Discipulado é encontrar-se com a necessidade de arrependimento, confiar em Jesus, aprender e viver as Suas palavras, sendo guiado/a pelo Espírito Santo, vivendo em comunidade com outras pessoas que buscam os mesmos interesses.

De acordo com BONHOEFFER, “quando as Escrituras Sagradas falam do discipulado de Jesus, proclamam a libertação do homem de todos os preceitos humanos, de tudo quanto oprime, sobrecarrega, provoca preocupações, e tormentos à consciência. No discipulado, o ser humano sai de sob o jugo de suas próprias leis, e submete-se ao jugo suave de Jesus Cristo” (BONHOEFFER, D. Discipulado, São Leopoldo, Editora Sinodal, 1980, p.04). Liberdade para uma vida de acordo com os melhores padrões: o padrão de Deus. Às vezes implica em observar certas coisas, mas na tentativa de se viver melhor.

BONHOEFFER insiste que “o chamado ao discipulado é, portanto, comprometimento exclusivo com a pessoa de Jesus Cristo, a subversão de todos os legalismos mediante a graça daquele que o chama. (...) O discipulado é comprometimento com Cristo; por existir Cristo, tem que haver discipulado” (BONHOEFFER, D. Discipulado, São Leopoldo, Editora Sinodal, 1980, p.21). Chamado a um compromisso. Necessidade de crescimento a partir desse compromisso.

ENGLISH mostra uma série de estudos levando em consideração pessoas que tiveram um encontro pessoal ou espiritual com Jesus. Pessoal, aqueles/as que o viram; espiritual, aqueles/as que creram mesmo sem ter visto. Assinala que “este é um livro que fala como as pessoas se tornam discípulas de Cristo e o que significa ser um discípulo” (ENGLISH, D. Para Tornar-se Discípulo: O significado do coração aquecido, São Paulo, Imprensa Metodista, 1995, p. 07).

KORNFIELD entende “discipulado como uma relação comprometida e pessoal onde um discípulo mais maduro ajuda a outros discípulos de Jesus Cristo a aproximarem-se mais d'Ele e assim reproduzirem-se” (KORNFIELD, D. E. Crescendo na Oração, Série: Grupos de discipulado, vol. 3, São Paulo, Editora Sepal, 1994, p. 07). Isso reafirma o que já foi abordado.

Disso podemos tirar que discipulado pode ser uma reunião, que deve acontecer pelo menos uma vez por semana, onde alguém que saiba algo (no nosso caso, alguém que tenha certo conhecimento da Bíblia) - mestre - ensina alguém - discípulo. Foi isso que fez Jesus: esteve próximo de várias pessoas ensinando, mas havia doze pessoas que andavam mais próximas d'Ele para aprender e, desses que aprenderam do Mestre (Jesus), nos chegou até hoje o cristianismo. Devem acontecer reuniões, encontros, pelo menos uma vez por semana, pois discipulado não é apenas passar um conhecimento, mas um grupo de comunhão. É caminhar junto. É conversar. Não é apenas estudar a Bíblia, uma vez que qualquer ensinamento passado para outra pessoa com encontros de afinidade pode ser considerado discipulado. Estamos trabalhando com discipulado cristão que visa crescimento no cristianismo. É conviver, relacionar-se.

Devemos salientar que o/a mestre (aquele/a que irá liderar esse estudo e os encontros) dará direção ao discipulado, será o/a condutor/a, sendo aquele/a que vai propor algo. Só que o próprio discipulado promove a caminhada e o aprofundamento de relações, e isso sempre implica na seguinte situação: o/a discípulo/a também ensinar o/a mestre/a, que não é dono/a do saber absoluto. O/A mestre apenas acaba direcionando esse aprendizado mútuo. E quem direciona tudo (quando buscamos por isso) é o Espírito Santo.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário