terça-feira, 12 de novembro de 2013

Oração de gratidão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 21/01/2013.

Deitar-me faz em pastos verdejantes - Salmo 23.2a
Quando pensamos em uma ovelha e lemos algo sobre "pastos verdejantes", logo pensamos em alimento. Seria um local para ter boa alimentação, de qualidade, apropriada, algo encontrado pelo pastor e dedicado para suas ovelhas, aquelas que lhe ouvem e obedecem.

Mas o texto diz "deitar-me faz". Talvez possamos pensar em alimentação, mas quero ir além disso neste momento, pois vamos falar sobre o suprimento de alimentação em outro momento desta meditação sobre gratidão tendo como base o salmo 23. Pense no momento da chegada depois de uma grande viagem, em um dia de muito trabalho, uma grande caminhada ou o período após um grande exercício. Cada um desses momentos, talvez até mesmo em outros, podemos pensar em algumas coisas, mas há algo que facilmente será pensado por qualquer pessoa: "estou cansado!".

Pensando nisso, temos que lembrar que há momentos em nossa vida que nos esgotam, quer fisicamente, quer emocionalmente. Logo, não podemos pensar só no cansaço físico. Emocionalmente, ou até mesmo espiritualmente, podemos nos deparar com a realidade do cansaço.

Mas ainda assim, mesmo vivendo algo desse tipo, temos motivos para agradecer. Afinal, confiamos em um Deus que nos leva para pastos verdejantes para descansarmos. Quando estamos cansados de algo ou por alguma coisa, ainda que não tenhamos como não viver aquele cansaço novamente, há momentos que temos a chance de um refrigério, de um descanso. É isso que o salmista nos diz: no meio de qualquer tipo de cansaço, quer físico, quer emocional ou ainda espiritual, haverá momentos que o nosso Deus nos levará para pastos verdejantes para que possamos descansar, nos "deitar", para "recarregar as baterias" e seguir na caminhada.

É isso mesmo: como em uma atividade física ou em um trabalho, que podemos nos cansar e precisar de um tempo de descanso, ainda que seja para voltar a viver aquela atividade que nos cansou originalmente, com o Senhor também temos momentos de "férias" em "pastos verdejantes", para deitar e descansar. Um momento especial, algo que acontece, um culto, uma canção, uma pregação... Há vários momentos que podem representar esse "pasto verdejante" onde o Senhor nos levará para "deitar" por um tempo e descansar, para termos forças para enfrentar as batalhas. Não enfrentamos problemas o tempo todo, ainda que eles não se resolvam! Há momentos que, se soubermos observar e dar valor, sentiremos como se estivéssemos de férias das dificuldades. Mesmo que não dure muito tempo, mas ainda assim será suficiente para nos dar novo ânimo. Será o Senhor nos levando para esse "pasto verdejante" e nos dando a chance de "deitar" e "descansar" um pouco.

Assim, mesmo no meio das dificuldades, agradeça ao Senhor por esses momentos que você terá de tranquilidade, de renovo. Saiba identificar esses momentos, pois eles são bênção do Senhor para você. Nesses momentos, o Senhor lhe dará um pouco de tranquilidade para que você possa enfrentar as dificuldades e, muito provavelmente, num momento desses, será mais fácil você entender a estratégia para buscar a solução do problema. Pode ser que vivenciando a dificuldade seja mais difícil entender como sair dela. Mas em um momento de tranquilidade, será mais fácil você ouvir do Senhor a solução. Vivenciando a dificuldade, pode ser que, por estar muito envolvido, você não escute tanto. Mas nesses momentos de refrigério, será mais fácil ouvir o Senhor.

Dessa forma, por esses momentos de refrigério, temos dois motivos para agradecer: por esse momento em si, pois será um tempo de "descanso" no meio de uma dificuldade, e também porque será a hora de ouvirmos a voz do Senhor com mais facilidade. Quer dizer: além de nos dar um tempo de refrigério, durante esse tempo ainda será mais fácil ouvir a voz do Senhor. Logo, agradeça por esse tempo de refrigério da parte do Senhor, por Ele levar você para esses "pastos verdejantes" e permitir que você "deite" por lá, tendo um momento de tranquilidade e descanso no meio das correrias, para que você "recarregue as baterias" enquanto "descansa" e porque poderá ser num momento assim que você vai ouvir o Senhor para a solução. Pelo menos, ao proporcionar esse descanso para você, ainda que não fale, o Senhor está dando a chance de você desligar um pouco das coisas e permitir a chance de ouvir o que Ele tem para dizer com mais facilidade. Se Ele falar, gratidão dobrada: descanso e solução. Mas se Ele não falar, ainda assim temos o que agradecer, pois será um tempo de descanso para depois seguirmos em frente, revigorados pelo Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário