terça-feira, 12 de novembro de 2013

Oração de gratidão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 28/01/2013.

guia-me mansamente a águas tranquilas - Salmo 23.2b

Ser guiado pelo Senhor! Algo que, mesmo que seja sem outra razão, apenas por ser guiado, já é ótimo! Saber que Ele quer o melhor e que cuidará de nós, nos mostrando o melhor caminho. Afinal, guiar é isso: mostrar o caminho, e preferencialmente o melhor caminho. Até mesmo um cão-guia mostra o caminho para o seu dono que precisa de ajuda e mostra o melhor caminho, a hora de andar, de parar, de seguir novamente, foge de caminhos com muitos desníveis de preferência, atrás do melhor caminho.

Muito mais que isso, o Senhor não apenas nos guia no caminho aparente, mas nos guia espiritualmente. E tal qual com José, onde as coisas pareciam ruins, ainda assim o Senhor sabe o melhor caminho, nos guia pelo melhor lugar e para o melhor lugar (Gênesis capítulos 37-50). Não é fácil enfrentar algumas dificuldades, mas quando é o Senhor nos levando pelo melhor caminho e para o melhor caminho, ainda que em dificuldades, saberemos que Ele está no controle e cuidando de tudo.

Assim, com base no texto que nos motiva na mensagem de hoje, já temos motivos para agradecer por conta da certeza que o Senhor está nos guiando e sabemos que o melhor sempre estará por vir, quando seguimos a orientação do Senhor.

Mas o texto vai além do guiar: diz que guia a águas tranquilas. Não diz que guia por um caminho tranquilo e para um lugar tranquilo. Diz que guia para O lugar tranquilo. Dessa forma, o caminho que temos que seguir poderá ser ou não tranquilo! O que sabemos é que o Senhor nos levará para o lugar tranquilo. Que nos ajudará, ainda que no caminho tenhamos dificuldades, pois Ele vai nos mostrar a melhor forma de enfrentar e estará conosco enfrentando cada momento. Mas o melhor virá quando chegarmos ao local tranquilo. O caminho poderá ou não ter dificuldades, mas o que devemos é esperar pelo lugar tranquilo que o Senhor vai nos levar.

Já temos dois motivos de gratidão apenas na segunda parte do versículo 2 do salmo 23: sabemos que o Senhor nos guia e que Ele nos levará ao lugar tranquilo depois da caminhada. Acrescentei, por interpretação, um terceiro motivo: o Senhor está conosco na caminhada, quer tenhamos dificuldades ou não, Ele estará conosco, nos guiando. Mas se as dificuldades se apresentarem, teremos a força e a direção do Senhor para enfrentar. Não faremos sozinhos, se deixarmos o nosso Pastor nos guiar. Ele mostrará a melhor forma e nos dará forças para tal realização! Gratidão é o mínimo que podemos ter diante disso.

Mas, mesmo sendo um trecho tão pequeno, ainda podemos ir um pouco mais longe e ter mais um motivo de gratidão: mais que guiar, orientar e cuidar, mais que nos levar ao lugar tranquilo, esse local terá águas tranquilas. Você já bebeu água depois de um período longo "curtindo" uma sede? Viu a diferença que beber aquela água fez? Pois é para um lugar que vai "acalmar sua sede" que o Senhor vai levar você. Quando mais novo, com alguns amigos, íamos fazer exercícios, correr mesmo. Havia um caminho que gostávamos de fazer: era uma corrida por uma estrada de terra, totalmente inapropriada para a prática da corrida! Nem tínhamos tênis com "amortecedores"! Nem existia isso, que eu saiba! Ainda assim, corríamos por ali. O caminho era ladeado por uma plantação de café, entre outras árvores frutíferas, como cacau, por exemplo. Mas o melhor ainda estava por vir no "final" do caminho: uma mina de água. Limpa, fresca, e ainda com um ponto onde havia um "buraco" que deixava o leito onde corria aquela água mais fundo, o suficiente para um gostoso mergulho. A fonte seguia, por um leito bem mais raso, mas aquele lugar que tínhamos "descoberto" era realmente ótimo para terminar a corrida. Ninguém nem se preocupava com a volta, que normalmente era feita numa gostosa e risonha caminhada.

Ao lembrar desse tempo, pude entender bem o que é ser guiado para "águas tranquilas". Quando terminávamos a corrida, o ideal era esperar que todos os integrantes chegassem, para que pudessem beber daquela água fresca e muito limpa. Depois que todos chegavam e bebiam água, para reidratação depois do exercício, dávamos nossos mergulhos para refrescar mais que a "garganta", mas agora o corpo todo. Só que depois do mergulho, não dava mais para beber aquela água do ponto mais fundo por um tempo. A areia no fundo era remexida e flutuava na água enquanto ali permanecíamos. Quando a água estava "tranquila", podíamos beber, mas quando ela era "agitada", não era mais possível. Logo, fica aqui mais esse registro: o Senhor não nos leva para qualquer água, quer seja para descanso ou para hidratação, física ou espiritual. Ele nos leva para águas tranquilas, que realmente podem ser consumidas e nos aliviar da caminhada, do "exercício" da vida. Dessa forma, não nos resta outra atitude a não ser agradecer mesmo. Afinal, ainda que tenhamos dificuldades, Ele estará conosco, mais do que ao nosso lado apenas, nos dará forças e estratégias para lutar na dificuldade. Estará ao nosso lado, quer nessa dificuldade ou sem ela. Nos guiará por todo o caminho, nos levando para águas tranquilas, quer fisica, quer espiritualmente falando. Tudo isso, se Ele for o nosso Pastor, se deixarmos Ele nos guiar pelo e para o melhor caminho.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário