terça-feira, 12 de novembro de 2013

Somos chamados para acreditar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 23/01/2013.

Zacarias 4.1-14
1 Ora, o anjo que falava comigo voltou e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono;
2 e me perguntou: Que vês? Respondi: Olho, e eis um castiçal todo de ouro, e um vaso de azeite em cima, com sete lâmpadas, e há sete canudos que se unem às lâmpadas que estão em cima dele;
3 e junto a ele há duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.
4 Então, perguntei ao anjo que falava comigo: Meu senhor, que é isso?
5 Respondeu-me o anjo que falava comigo, e me disse: Não sabes tu o que isso é? E eu disse: Não, meu senhor.
6 Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
7 Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina; e ele trará a pedra angular com aclamações: Graça, graça a ela.
8 Ainda me veio a palavra do Senhor, dizendo:
9 As mãos de Zorobabel têm lançado os alicerces desta casa; também as suas mãos a acabarão; e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a vós.
10 Ora, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois estes sete se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel. São estes os sete olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.
11 Falei mais e lhe perguntei: Que são estas duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal?
12 Segunda vez falei-lhe, perguntando: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?
13 Ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isso? E eu disse: Não, meu senhor.
14 Então, ele disse: Estes são os dois ungidos, que assistem junto ao Senhor de toda a terra.


Zacarias profetizou durante os dias em que a obra de reconstrução do Templo por parte dos que voltaram do Exílio Babilônico estava terminando. Aliás, Zacarias e Ageu profetizaram e chamaram o povo para terminar essa reconstrução.

Mas tudo o que foi feito era nada perto do que o Senhor ainda tinha para manifestar. O povo estava feliz por terminar a obra, uns mais alegres, por ver o trabalho terminado, outros menos, pois aquilo trazia a lembrança dos dias do cativeiro, que tudo foi destruído... Mas alegres ou tristes, todos estavam confiantes no Senhor e sabiam que se seguissem o caminho por Ele proposto, teriam o melhor! E sabiam, por ouvir e por viver, que se afastar dessa vontade do Senhor causava problemas...

A visão no texto de nossa meditação parece com a visão de João no Apocalipse. Une o momento em que João vê Jesus (Apocalipse 1.9-20 - no Apocalipse, com mais detalhes ainda) e o momento que vê as testemunhas (Apocalipse 11.3-14). Quer dizer que o texto aponta para o futuro! Do momento do profecia, um parte já é real e a outra, ainda é esperada para o futuro: Aponta para a Graça (v. 7), que experimentamos desde Jesus, e aponta para os dias finais, antes do Dia do Senhor (v.14).

Somos chamados para acreditar no cumprimento da Palavra do Senhor. Tanto porque temos experiência de fé, como porque podemos ver muitas coisas que a Bíblia disse há muitos anos se confirmando ao longo da história! A história revelada na Bíblia chama para a fé, mas mostra com os acontecimentos a sua verdade! Assim, que possamos conhecer, anunciar e viver a vontade do Senhor. Dessa forma, poderemos experimentar o melhor do Senhor no cumprimento da história!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário