quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Jesus: nosso exemplo

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 19/03/2013.

Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também - João 13.15

O contexto em que está o texto de nossa indicação Bíblica para esta meditação é o momento da conversa que Jesus teve com os discípulos depois de lavar os pés deles. Mas não apenas na questão da humildade temos em Jesus o exemplo. Especificamente para estas meditações, lembramos outro aspecto que Jesus foi exemplo para nós de como devemos agir: o discipulado.

Para vivenciar no dia a dia a prática da teoria do discipulado, precisamos buscar em Jesus o exemplo de como agir. Podemos verificar a história de Jesus, alguns dos fatos, nos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). A prática do discipulado vai além do estudo e da meditação sobre os aspectos da Palavra... passa por uma prática de vida nas coisas que acontecem no dia a dia mesmo!

Jesus não se preocupou apenas com os aspectos espirituais da vida das pessoas que o rodearam, mas também mostrou-se interessado com a socialização, com o corpo e com os mais variados aspectos do dia a dia de cada pessoa que estava naquele tempo ao seu redor. E essa mensagem nos atinge diretamente: Jesus nos traz salvação para o corpo, para o espírito e para todas as dimensões da nossa vida.

Podemos pensar em um exercício: verificar num conjunto de textos, tendo como base o Evangelho de Marcos, como Jesus agiu diante da sociedade. Podemos ver que Ele se preocupou com falar de assuntos sobre a espiritualidade, sobre a eternidade, mas também se preocupou com a cura física, de doenças meramente físicas, ou de curas espirituais, com curas de doenças de cunho espiritual como com libertações de espíritos malignos que traziam tormento para as pessoas, houve preocupação com a alimentação, enfim, com todos os aspectos da vida tanto física como espiritual.

Esse é o nosso desafio: viver, no dia a dia, diante das coisas que acontecem na sociedade, uma vida que testemunhe que seguimos ao Senhor. Não podemos nos isolar ou apenas pregar para que as pessoas entendam a salvação, mas precisamos viver no meio das pessoas aquilo que pregamos, para anunciar com o testemunho, para deixar claro que mesmo que façamos algo para “matar a fome do corpo”, o fazemos em O Nome do Senhor.

Ao fazer o exercício de análise das atividades de Jesus no Evangelho de Marcos, para ficar como exemplo de como agir no dia a dia, podemos notar que a prática do discipulado de Jesus foi além de apenas desenvolver os ensinamentos. Ele se preocupava com ensinar, claro, mas em Sua caminhada, sempre mostrava com atitudes, realizações e ministrações o que deveria ser feito. Ele não apenas dizia o que se deveria fazer; fazia também, mostrando-Se como exemplo.

Claro que na caminhada do discipulado devemos dedicar tempo para estudar a Palavra, discutir sobre determinados temas e assuntos. Mas a caminhada do discipulado vai além de apenas estudar a Bíblia: segue para a prática!

Por isso a importância de verificarmos como Jesus agiu na prática do discipulado, que passava por ensinar, conversar sobre os mais variados assuntos, mas seguia para a prática. Afinal, o processo do discipulado começa em aprender, mas só se concretiza quando praticamos o que aprendemos.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário