terça-feira, 12 de novembro de 2013

Oração de Gratidão

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 07/01/2013.

Muitas vezes nos lembramos das nossas necessidades e das necessidades de outras pessoas. É comum pedirmos oração quando enfrentamos problemas ou quando sabemos que alguém necessita de uma resposta específica. Quer por emprego, saúde, conversão, moradia e outras tantas opções que se apresentam diante de nós como necessidades, sempre nos lembramos de apresentar ao Senhor nossas necessidades em oração ou apresentamos em oração pedidos que outras pessoas fazem ou até mesmo outras pessoas apresentam os nossos pedidos.

Não há nenhum problema nisso, quero deixar claro. A Bíblia nos orienta que nossas necessidades devem ser apresentadas diante do Pai, em oração. Nossa caminhada de fé nos mostra que podemos e devemos fazer isso, pois as respostas são a confirmação do cuidado do Senhor sobre nós. Devemos mesmo orar ou pedir oração por conta das situações que acontecem em nossa vida ou na vida de outras pessoas.

Mas, além de apresentar nossa petição, não podemos esquecer de um detalhe muito importante: agradecer! Muitos de nós lembram de orar para pedir, mas poucos lembram da oração para agradecer.

A gratidão deve ser demonstrada em, pelo menos, dois momentos diferentes: antes de uma resposta e depois da resposta. Depois de uma resposta, quando alcançamos algo ou quando o motivo de nossa oração foi respondido. Na maior parte das vezes esquecemos de agradecer. Em alguns casos, só lembramos de agradecer caso o nosso pedido seja atendido da forma como esperamos e esquecemos que, mesmo que aos nossos olhos pareça estranho, o Senhor sempre fará o melhor para aqueles que O amam. Afinal, todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e não apenas aquelas que nós gostamos. Em "todas as coisas" está qualquer coisa! Mas há quem só aceite se for exatamente o que quer. A Bíblia diz que se nos agradarmos do Senhor, Ele fará aquilo que deseja o nosso coração. O detalhe que as pessoas se esquecem é: quando nos "agradamos" do Senhor, aceitamos a Sua direção e vamos buscar a vontade Dele...

Agora, após esta breve meditação sobre a gratidão depois de uma resposta, quero escrever nas próximas semanas, permitindo o Senhor, sobre a gratidão antes, no momento de um pedido, mesmo antes de ter qualquer resposta, porque cremos que o Senhor fará o melhor, porque Ele sempre cuida de nós.

Mesmo antes de uma resposta já podemos agradecer. O Senhor cuida de nós a cada momento. Não fazendo simplesmente o que queremos mas muito melhor que isso: o que realmente precisamos. Muitas vezes achamos que algo é muito bom para nós e pedimos ao Senhor. Aí, Ele nos dá algo melhor que o nosso pedido. Podemos até achar num primeiro momento que não é bom, que parece estranho. Mas se realmente acreditarmos no Senhor, veremos o melhor da parte Dele. Apenas precisamos passar por cima de qualquer convenção ou desejo pessoal. Nossos sonhos devem ser colocados no altar do Senhor e devemos esperar que Ele faça o melhor. Devemos viver os sonhos do Senhor. Claro que isso implica em aceitarmos a vontade Dele como melhor. Muitos querem a sua própria vontade como melhor. Ficam até com medo de mudar algumas coisas e até acham explicações que parecem até mesmo convincentes do ponto de vista Bíblico para legitimar a falta de mudança. Até fica parecendo que o certo é não mudar! Mas se o Senhor nos chama para a mudança, é porque Ele tem o melhor para nós. Vale a pena!

Agradecer. Algo que deve ser constante em nossas orações. Muitas vezes, as nossas orações são grandes pedidos e quase nada de agradecimento. Quando temos motivos para agradecer, no mínimo, em dobro, do que para pedir. Quando temos uma necessidade, oramos por um pedido. Mas para agradecer, agradecemos antes de qualquer resposta, pois o Senhor está cuidando de nós o tempo todo, e agradecemos depois, quando alcançamos nossa resposta. Dessa forma, não deixe de agradecer ao Senhor. E, como escrevi acima, nas próximas semanas, permitindo o Senhor, vamos meditar sobre motivos de gratidão até mesmo antes de qualquer resposta a qualquer de nossas necessidades.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário