terça-feira, 19 de novembro de 2013

A oração

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 26/08/2013.

Mateus 7.7-12

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.


Já faz algumas semanas que enviamos neste espaço a cada segunda-feira mensagens já prontas ou ilustrações, de livros ou de sites, a respeito de oração. Vamos, a partir desta semana, escrever mensagens novamente, durante algumas semanas, tendo como tema a Oração!

A Oração nada mais é que o falar franco, direto, sincero e confiante do ser humano com Deus, conforme Jesus mesmo nos incentiva em textos como o citado acima (Mateus 7.7-12). Pensar a oração como uma conversa com Deus é a melhor forma de realizar esse ato de forma íntegra e completa. A partir dessa realidade, podemos, através da oração, expressar adoração e viver a comunhão com Deus. Isso porque na oração acabamos reconhecendo o que Deus é, muito mais do que o que Ele faz, mas também apresentamos nossos pedidos, declarando nossa confiança (se pedimos, é porque acreditamos que Ele nos ouve e pode atender), sem contar com o agradecimento pelo que já vimos o Senhor realizar e, claro, não deixamos de louvar a Deus pelas bênçãos recebidas.

Algumas pessoas acham que a oração deve ser apenas nos pensamentos, que Deus pode ouvir, ou só tem eficácia se dita em voz alta. Na verdade, tanto faz uma forma como a outra. A preocupação com o fato de o inimigo ouvir (alguns defendem que se for só em pensamento o inimigo não tem como saber o que oramos) pode ser interessante, mas a partir do momento que sabemos que estamos em guerra e que em Cristo somos mais que vencedores, não precisamos temer o que o inimigo saiba, desde que vivamos debaixo da vontade de Deus. Ele saber ou não saber não irá mudar o que Deus tem para você. E se você busca a vontade do Senhor, Ele fará sempre o melhor, tenho certeza disso. Mesmo que o inimigo tente, não irá conseguir atrapalhar!

A oração nasce da nossa necessidade de conversar com Deus, de vivenciar mais e mais a intimidade do relacionamento com o Senhor. Através dela, estreitamos ainda mais esse laço.

Nas próximas semanas, permitindo o Senhor, iremos continuar escrevendo sobre isso, levantando alguns pontos sobre a oração, como fazer, a quem orar e assim por diante!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário