sábado, 23 de novembro de 2013

Por que orar?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 23/09/2013.

Mateus 7.7-12

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.



Vemos quatro motivos como principais que mostram porque devemos orar:

1) Porque Deus nos convida a orar:

A Bíblia está repleta de textos que nos mostram o convite do Senhor nos chamando para a oração. Não pretendo citar alguns, mas acredito que sabemos bem que tanto nos Salmos, onde o Senhor inspira pessoas a confirmarem a realidade da busca, como em textos do Antigo e do Novo Testamentos há um convite declarado da parte do Senhor ou a inspiração para que alguém nos oriente a ir nessa direção. A busca em oração é convite do Senhor e orar é obedecer a esse convite.

2) Porque Deus promete ouvir-nos:

Não oramos para o vento ou para o teto. Deus deixa claro que ouve nossas orações, que são como incenso (Apocalipse 5.8), que nossas lágrimas estão depositadas diante de sua presença (Salmo 56.8), enfim, que Ele está atento ao que acontece conosco em todos os momentos, inclusive no momento que nos dedicamos para a oração. Podemos confiar e aguardar no Senhor!

3) Por causa das nossas necessidades e das necessidades dos outros:

É claro que Deus sabe das necessidades antes mesmo de expressarmos uma oração. E muitas vezes, Ele nos atende em nossas necessidades antes mesmo de nós mesmos termos consciência que aquilo é necessário! Mas "formalizar" em uma oração os nossos pedidos, apresentar o pedido de outras pessoas, é declarar que realmente confiamos no Senhor. Se apresentamos a Ele, é porque sabemos que Dele virá a melhor resposta. Então, orar é também uma forma de confessar para principados e potestades que confiamos no Senhor.

4) Por causa da gratidão pelas bênçãos recebidas:

Não oramos apenas para pedir. Ao recebermos algo, devemos orar também agradecendo! Muitas vezes nos preocupamos com o pedido e a gratidão fica para depois. As vezes, nem agradecemos! Mas não deve ser assim: devemos nos dedicar a oração também para agradecer o que recebemos da parte do Senhor.

Oramos por gratidão, por um pedido, por querer sentir o apoio e contato com Deus... Oramos em qualquer situação. Ainda que uma simples frase, ou uma grande oração elaborada, em todo o tempo e em qualquer circunstância, devemos buscar ao Senhor, antes de qualquer realização, diante de qualquer notícia, enfim, orar é falar com Deus e podemos fazer isso o tempo todo!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário