segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Justificação e Fé Salvadora (1)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 02/07/2013.

Nos relatos bíblicos a respeito da vida e obra de Jesus, percebemos que os autores sempre iniciaram a sua pregação com a mensagem do arrependimento, sendo este necessário para a participação no Reino de Deus, cuja chegada Jesus anunciava. Para que haja um genuíno arrependimento e perdão, é preciso que tenhamos fé. Martinho Lutero, na sua longa e dramática busca por um Deus gracioso, entendeu na Bíblia a doutrina da Justificação pela Fé. E a epístola de Paulo aos Romanos, que mais claramente expõe tão preciosa doutrina, foi considerada por Lutero como o mais importante livro da Bíblia inteira.

Fé salvadora é diferente de crença:

É importante analisarmos estes termos, pois muitos compreendem o vocábulo Fé como aceitação intelectual de uma posição ou definição doutrinária, isto é, simplesmente aceitam o que os outros dizem.

Martinho Lutero entendeu que a crença não é idêntica à fé salvadora. Entendeu e traduziu o vocábulo fé como confiança. Não podemos, entretanto, eliminar todo o conteúdo intelectual da experiência da fé. A fé salvadora vai além de se crer. Fé em Jesus Cristo é a entrega pessoal de nossa vida em Suas mãos, em confiança e obediência. É engajamento no Seu projeto e na Sua obra. É o estabelecimento de um relacionamento com Jesus tipo Eu-Tu, pelo qual não somos mais nós quem vivemos, mas Cristo que vive em nós (Gálatas 2.20).

Permitindo o Senhor, continuamos na próxima semana!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário