segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Somos chamados para testemunhar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 10/07/2013.

Filemom 4-7

4 Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações,
5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos;
6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo.
7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados.

Uma carta curta, que na divisão de capítulos ficou apenas com um capítulo, e na divisão de versículos, com 25. Mas cheia de conteúdo. Talvez a carta com mais conteúdo a nos falar, levando em conta o tamanho e pensando proporcionalmente com relação ao tamanho e conteúdo de outras cartas do Novo Testamento. E muitos tentam interpretar tantas coisas que o texto nem deixa claro, como a questão de Onésimo ter "furtado" algo de Filemom. Paulo diz que se houve algum prejuízo causado por Onésimo, que ele mesmo se apresentava para pagar (vs. 18-19), sendo que um escravo pode causar dano financeiro ao "dono" simplesmente pela ausência e o "dono" teria que ter assumido possível custo com essa ausência para a realização de tarefas que seriam do escravo. Logo, há mais possibilidades de interpretação, sem contar o "se" de Paulo, que deixa claro que "se" aconteceu, ele paga...

Mas não é esse o tema de nossa meditação hoje. O texto Bíblico que nos motiva mostra Paulo deixando claro que sabia do testemunho de Filemom. E isso era importante para a comunicação da Fé que ele tinha! Logo, muito mais que conhecer e falar para os outros, pregar o tempo todo, é importante viver, praticar a Fé. Talvez seja possível pregar com conhecimento intelectual e impactar vidas. Mas sempre será muito mais importante "pregar" pela vida e pela fala, e não apenas pela fala. Ter experiência pessoal do que prega e ter testemunho de que vive essa mensagem.

Não para que os outros vejam notem, mas por uma questão pessoal com o Senhor mesmo! Se for uma vida verdadeiramente no altar do Senhor, é natural que as pessoas notem, mas alguns podem fazer só de aparência e enganar aos olhos humanos. Mas o Senhor sabe se é apenas "da boca pra fora", de aparência e a Ele não tem como enganar. Logo, que possamos ter esse testemunho diante das pessoas, que notam, falam e podem até se permitir ouvir do Espírito Santo por conta do nosso testemunho (você não vai convencer ninguém... quem fará isso é o Espírito Santo), mas muito mais que "parecer", seja realmente vida em nossa vida!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário