terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vida Devocional (4)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 13/08/2013.

Já escrevemos sobre o assunto na semana passada. Se quiser ler, clique aqui.

Tipos de Jejum

Jejum não é apenas abstenção de alimentos, é muito mais do que isso. É um exercício de comunhão plena com Deus. Portanto, jejuar sem meditar na Palavra e praticar a oração é apenas ficar sem comer. Não precisamos orar e ler a Bíblia durante todo o tempo do Jejum! Podemos nos dedicar a outras tarefas, mas devemos tomar cuidado para não descuidarmos do que estamos fazendo: jejum, e não apenas ficando sem comer.

Não há uma fórmula correta para praticarmos o jejum, a Bíblia alude a algumas formas:

Jejum típico: consiste em abster-se totalmente de alimento sólido. O jejum típico, mencionado na Bíblia, não implicava em abstinência de líquidos. Na ocasião em que Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites no deserto, lemos o seguinte: “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome” (Mt 4.2). A Bíblia não menciona que Ele teve sede. Claro que isso não é razão para nos dar certeza que Jesus não bebeu água, mas serve como um indício;

Jejum completo: também é conhecido como jejum absoluto, e consiste na abstinência de alimento e de água (At 9.9). Trata-se de um jejum rigoroso e pode até ser perigoso. Aquele que tem problemas de saúde deve conversar com o médico antes de resolver fazer um jejum completo. Não se trata aqui de falta de fé, mas de discernimento e sobriedade. Deus não quer sacrifícios, ele quer coração sincero e zelo por Sua obra. E, claro, quem toma remédios, pode ter que seguir o tratamento, mesmo fazendo jejum e os remédios não seriam "quebra" do jejum. Só que tem que tomar cuidado com o estômago vazio ao tomar remédios;

Jejum parcial: o jejum parcial tem várias aplicações, e é caracterizado pelo que se come e pela frequência que se come. Jejum parcial significa abster-se de certos alimentos. Alguns interpretam o jejum de Daniel como um jejum parcial (Dn 1). Quando alguém vai fazer um jejum parcial, significa que esta pessoa vai deixar de comer certos alimentos que estava acostumada a ingerir durante as refeições. Aqui, algumas pessoas podem incluir jejuns diferenciados, como de um alimento específico, de um líquido específico, de TV, rádio, música, falar...

Permitindo o Senhor, retomamos a mensagem com "Jejum" na próxima semana.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário