segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Somos chamados para orientar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 03/07/2013.

Tito 2.1-10

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor e na constância;
3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem,
4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.
6 Exorta, semelhantemente, os moços a que sejam moderados.
7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade,
8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo
10 nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.

A sugestão de Paulo para Tito é que ele fale o que convém à sã doutrina. As demais recomendações que ele apresenta no presente texto, são sugestões para os vários grupos que se faziam parte do "grupo maior" chamado comunidade manterem a mesma ideia, tanto no falar, como no testemunhar e agir em o Nome do Senhor.

O que Tito deveria fazer era: testemunhar em sua vida o que iria sugerir para os demais. A orientação é algo assim: não adianta apenas dizer para fazer. Nem criança respeita a sua posição se você diz que o outro deve fazer mas você mesmo não faz. É preciso ter o testemunho primeiro para, depois, orientar os demais sobre como viver.

O pensamento cristão parte da mudança de vida que temos para alcançar o mundo! Muitos querem alcançar o mundo, mas não tomam cuidado com a forma que vivem essa mensagem. É preciso ter a mensagem como verdade em sua vida primeiro e, depois, agir e falar de tal forma que o Espírito Santo possa convencer do pecado, da justiça e do juízo. Mudamos nós primeiro e não tentamos mudar os demais primeiro. Claro que tem momentos que, por mais que tentemos dar testemunho, as pessoas já terão em mente que só queremos mudar o outro, quer por conta da atitude de um outro "pregador" (pré-conceito?!), quer por não querer dar ouvidos ao que é falado. Isso não tira de nós a responsabilidade de orientarmos com base no que vivemos e falamos, principalmente aos da fé, mas também aos demais, pois faz parte integrante da nossa fé a realidade de que devemos anunciar a mensagem aos demais. Precisamos ter esse direito assegurado!

Não vivamos só de palavra, mas que a Palavra seja vida em nossa vida!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário