sábado, 23 de novembro de 2013

Orar e acreditar

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 17/10/2013.

Lucas 18.35-43

35 Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.
36 Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
37 Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.
38 Então, ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
40 Parou, pois, Jesus e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista e o foi seguindo, gloficando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.


No texto do Doutor Lucas, vemos um cego que soube que Jesus passava por ali. Ele sabia do que Jesus era capaz e se põe a chamar por Jesus. Mas pessoas tentam fazer com que ele se cale, o que não muda sua atitude de busca, mas muda sua intensidade no pedido! Quando Jesus se aproxima dele, ainda ouve o Senhor perguntar o que ele (cego) quer que seja feito! O problema dele era visível e Jesus sabia. Se Jesus era capaz de saber o que se passava no coração de pessoas (Marcos 2.8), Ele era capaz de saber qual era o desejo daquele cego, além de poder ver o seu problema! Ainda assim, Jesus espera que o cego apresente seu pedido e depois responde.

Como o cego, sabemos da fama de Jesus. Talvez nós já até experimentamos o Seu agir. E assim, nos colocamos a clamar por Sua intervenção em nossa necessidade. Mas uma demora no atendimento de nosso pedido, alguém (não crente, espero) tentando nos desanimar diante da possibilidade de uma negativa por parte de Deus, os problemas, entre outras coisas, faz com que comecemos a não acreditar numa resposta da parte de Deus. Começamos a pensar que Ele não ouviu nossa oração ou que nem quer responder!

Mas Ele não é poderoso? Não cremos nisso? E não temos buscado a Sua vontade sobre nós? Se temos, sabemos que o melhor vai acontecer (Romanos 8.28). Sem contar que somos convidados/as por Deus a perseverar em oração (Lucas 18.1-8; 1 Tessalonicenses 5.17), com a certeza de que Sua resposta vem!

Diante de uma demora, dos problemas ou de afrontas que recebemos tentando nos desanimar, devemos agir como o cego do texto de Lucas: clamar mais alto! Nossa atitude não deve ser desistir da resposta ou tentar resolver por nossa conta própria, mas devemos clamar ao Senhor, perseverar em oração, pois já sabemos que muitas vezes essas respostas “demoram” porque o Senhor nos ama e quer que O busquemos mais, quer seja para um acerto em nossa vida, quer seja para um acerto no pedido, uma vez que não estamos isentos da possibilidade de ainda deixar falar mais alto o nosso próprio desejo sem levar em conta a vontade de Deus.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário