sábado, 23 de novembro de 2013

Somos chamados para compreender

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 16/10/2013.

Alguns não entendem o Apocalipse... Outros, o Levítico... Aqui no Compartilhando Na Web já tivemos mensagens sobre o Apocalipse, sobre cada parte do livro. E hoje, repetimos uma chave de leitura para o Livro de Levítico:

Levítico - Sacrifícios X Jesus Cristo
O texto que vai de 1.1 a 16.34 descreve O caminho de acesso a Deus.

"(...) sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados"
– Hb 9.22b

Este caminho é feito através de ofertas, que são de 5 tipos, tendo todas elas algo em comum e simbolizavam algum aspecto da vida e do sacrifício de Jesus.

1. O Holocausto (ofertas queimadas), 1.1-17 e 6.8-13 à
Holocausto = totalmente queimado. Daí, esta oferta significava dedicação completa a Deus, para fazer Seu inteiro agrado; devoção de todo coração. O sacrifício também tinha que ser macho perfeito, imaculado.

Analogia com Novo Testamento: Jesus Cristo, se ofereceu imaculado a Deus para fazer Seu inteiro agrado (Hb 9.14, Fl 2.6ss e 3 Pe 1.19).

2. Oferta de Manjares, 2.1-16 e 6.14-23 à Oferta de homenagem, significando promessa de leal obediência a Deus; labor consagrado

3. Ofertas Pacíficas, 3.1-17 e 7.11-24 à Inteira dedicação da parte do ofertante e da paz com Deus – comunhão reconciliada. Neste sacrifício, somente as gorduras eram queimadas; enquanto as carnes eram consumidas pelo sacerdotes e povo, em uma ceia de aliança solene.
Analogia com Novo Testamento: Paz trazida pela obra de Cristo (Cl 1.20) e comemorada na Ceia do Senhor (1 Co 10.16)

4. Pelo Pecado, 4.1-5.13 e 6.24-30 à Sacrifício para expiar pecados específicos. Diferente do holocausto, pois neste caso, parte do sangue da oferta era posta diante do véu do santuário, a gordura era queimada no altar, e o resto era queimado fora do arraial. Nesta oferta, também eram considerados os pecados da ignorância, o que demonstra que o desconhecimento não é desculpa para violação das leis de Deus. Ordena-se aos crentes que estudem as Escrituras (2 Tm 2.15).

Analogia com Novo Testamento: Crucificação de Cristo fora da cidade de Jerusalém (Hb 13.12); O sacrifício era para atender à justiça de Deus que requeria o castigo pelo pecado. Cristo levou esta culpa sobre Si na cruz, permitindo que agora, Deus perdoe aqueles que, pela fé, aceitam o sacrifício de Cristo (Is 53.6s, 1Pe 2.24 e Rm 3.25s)

5. Pela Culpa (ou pela transgressão), 5.14-6.7 e 7.1-10 à Culpa, no sentido de danos e estragos, que exige reparação justa.

Analogia com Novo Testamento: Cristo é o único que cumpre completa e satisfatoriamente tudo aquilo que é previsto nesta oferta/sacrifício (2 Co 5.21).

Este texto mostra as ofertas na ordem em que elas aparecem na Bíblia, mas quem busca a presença de Deus deveria iniciar pela 5 a oferta da escala, que é a oferta compulsória por causa da maldade humana; e só então, prosseguir no caminho para a comunhão com Deus, no qual podem existir ofertas voluntárias e espontâneas.

Isso era necessário porque ninguém poderia (e ainda não pode) se aproximar de Deus em pecado, e as ofertas para expiação do pecado são as últimas, representadas pela morte de Jesus – o derramamento de Seu Sangue. Com isso, da mesma forma que no Livro de Levíticos, nós começamos aceitando o sacrifício de Cristo, somos perdoados e a partir daí nos envolvemos a cada dia em nossa busca da vontade do Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário