terça-feira, 19 de novembro de 2013

Vida Devocional (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 06/08/2013.

Já escrevemos sobre o assunto na semana passada. Se quiser ler, clique aqui.

Jejum

Encontramos na Bíblia testemunho de muitas pessoas que jejuaram. No Antigo Testamento, podemos citar Moisés, que jejuou por quarenta dias antes de receber as tábuas da Lei (Ex 34.28); Esdras, por causa da infidelidade dos exilados (Ed 10.6); no Novo Testamento, Cristo, durante o período no deserto, preparando-se para o ministério (Lc 4.1-12); os líderes da igreja de Antioquia, antes de enviarem Paulo e Barnabé, e outros que ocorrem durante toda a história judaica e cristã. Mas o jejum não está restrito apenas ao passado, servindo apenas para a época do Antigo e do Novo Testamento. O jejum é uma prática importante para nós hoje.

Por que e Quando Jejuar?

No passado, o povo jejuava por diversos motivos: quando estava de luto; em dificuldades ou esperando auxílio divino; em preparação para ingressar numa tarefa dada por Deus; como maneira de esperar a resposta de Deus com relação a pedidos ou decisões que precisavam ser tomadas; em demonstração de arrependimento, constituindo uma forma de negar a si mesmo.

O jejum é uma maneira de nos desligarmos um pouco do cotidiano e centralizarmos nossas atenções em Deus, declarando total dependência dEle. O cristianismo adotou a prática do jejum, como herança desde o judaísmo. E da mesma forma, quando jejuamos, declaramos a nossa pequenez e dependência diante de Deus.

O jejum deve ser praticado discretamente, como nos orienta Jesus (Mt 6.16-19). Não é correto ficar contristado, ou de semblante abatido, para que os outros vejam. O importante é expressar a nossa humildade e dependência diante de Deus. Jejuar para dizer que é piedoso é hipocrisia. Isto é ir diretamente contra o verdadeiro sentido do jejum.

A prática do jejum é de grande relevância para a vida cristã. Ela mostra ao nosso ego que dependemos de Deus. E esta dependência nos dá condições de tomarmos decisões acertadas e de termos uma vida de comunhão com Deus, desenvolvendo assim nossa práxis (prática) cristã.

Permitindo o Senhor, retomamos a mensagem com "Jejum" na próxima semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário