terça-feira, 19 de novembro de 2013

Somos chamados para viver a Mensagem

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 07/08/2013.

2 Pedro 1.3-11

3 Visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude;
4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção das paixões, que há no mundo.
5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência,
6 e à ciência, o domínio próprio, e ao domínio próprio, a perseverança, e à perseverança, a piedade,
7 e à piedade, a fraternidade, e à fraternidade, o amor.
8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Já ouvimos e cantamos muitos cânticos que falam sobre vivermos as promessas de Deus em nossa vida. Ouvimos ainda outras tantas pregações ou apenas uma simples declaração nesse sentido. E devemos mesmo viver as promessas de Deus em nossa vida. Somos chamados para viver isso! Já escrevemos neste espaço do Compartilhando Na Web sobre viver as promessas do Senhor, tendo como base apenas os versículos 3 e 4 do mesmo texto indicado hoje.

O que precisamos tomar cuidado é com o que realmente é promessa de Deus e o que é expressão de nossa vontade. E mais: o que precisamos deixar de lado para que possamos viver realmente as promessas do Senhor em nossa vida. Vamos por partes:

- Para viver o que realmente é promessa de Deus em nossa vida, precisamos conhecer essas promessas e tanto deixar que isso aconteça como ir em busca, quando for o caso. É que nem sempre recebemos o milagre apenas esperando! Há momentos que as coisas realmente acabam como que "caindo do céu" e não precisamos fazer nada antes ou além para receber. Mas há momentos que o "maná cai em algum lugar" e nós temos que ir buscar. Precisamos ficar atentos para esses momentos e saber quando é para aguardar e quando é para agir na direção do milagre, da promessa de Deus em nossa vida. E há situações que faremos os dois: por um tempo, iremos lutar e em outro momento, iremos aguardar, para alcançar essa mesma promessa. Que o Senhor nos dê discernimento de quando é para esperar e quando é para agir! E que nós estejamos realmente prontos para entender e para fazer (ou esperar) segundo a Sua vontade;

- Há momentos que precisamos deixar de lado o que vivemos para experimentarmos a vontade do Senhor, a Sua promessa. Quando temos que deixar algo errado, fica mais simples de notar e agir (se somos guiados pelo Espírito, claro): deixamos o caminho errado e seguimos na direção da vontade do Senhor. Mas há algumas coisas que não são necessariamente erradas em si, mas são erradas para nós. Insisto no mesmo exemplo de sempre: ser missionário em outra terra não é errado, mas nem todos são chamados para tal. E se alguém for e não foi chamado, estará fazendo algo que não é errado, mas que essa pessoa não deve fazer! Aí, será necessário deixar também isso! Abrir mão de "zonas de conforto", de empregos, de tanta coisa que achamos que não é exatamente errado, mas que Deus nos chama para viver algo diferente, não é tão simples assim. Até podemos entender de forma lógica que não devemos deixar isso! Mas aí, não experimentaremos a vontade de Deus, a Sua promessa, de forma completa em nosso viver. Por isso, precisamos deixar o que é totalmente errado e o que não é para nós fazermos, para experimentarmos a promessa do Senhor. Que tenhamos discernimento para entender tanto o que é errado como o que é para deixarmos para irmos cada vez mais na direção da vontade do Senhor.

Precisamos conhecer a vontade do Senhor, Suas promessas e Seu chamado para cada um de nós. A todos é dado o chamado para a Evangelização. Uns farão com pregação, outros com música, outros ao trocar o "galão de água" no bebedouro na Igreja, enfim, o Senhor dará a cada um o devido talento para a divulgação da Palavra. E que possamos acrescentar ao nosso viver diário, enquanto vivemos as coisas do mundo com o testemunho da Palavra em nossa vida, o que Pedro apresenta em seu texto: acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, o domínio próprio, e ao domínio próprio, a perseverança, e à perseverança, a piedade, e à piedade, a fraternidade, e à fraternidade, o amor. E, dessa forma, viver a Mensagem do Evangelho no meio das coisas que temos que fazer no dia a dia. Não apenas os que se dedicam com mais tempo na Igreja ou nos trabalhos dessa, mas em todos os afazeres que tenhamos, desde o trabalho, passando pelo estudo, coisas da casa e tudo mais!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário