segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como lidar com o sofrimento

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 24/06/2013.

autor: Romildo Wrasse
"Confie no Senhor! Tenha fé e coragem! Confie em Deus, o Senhor!" (Sl 27.14)

Não há nenhuma receita pronta para se lidar com o sofrimento. Há muitos que oferecem curas e milagres garantindo a todos as soluções dos seus problemas pessoais, familiares, financeiros e de saúde. Precisamos deixar bem claro que o ser humano não tem esta capacidade de fazer tais milagres. E precisamos desconfiar mesmo de tantos que dizem fazê-lo em nome de Deus ou com o poder de Deus. Não há promessa de Deus de que ele faria milagres onde e quando alguém quisesse.

As palavras do texto bíblico acima nos ajudam a refletir sobre como lidar com o sofrimento. Ele nos diz para termos fé e coragem em Deus, pois Ele é o Senhor de tudo. Isto é, ele está acima de tudo, e tem o destino de tudo em suas mãos. O texto, então, diz para não desesperarmos, não desanimarmos de tudo, não entregarmos os pontos, como se mão houvesse mais saída. Nem mesmo precisamos nos angustiar, pois podemos confiar que o Senhor conduzirá a situação de maneira a superarmos o sofrimento. Ou de convivermos em paz com ele.

É claro que Deus também nos deu meios materiais para nos prevenir contra certas situações, principalmente, tratando-se de sofrimentos físicos. Cuidar da saúde, por exemplo: alimentação correta, trabalho na medida e do jeito certo, atividades físicas, cuidados médicos, etc. Prevenir acidentes é também um grande meio de evitarmos sofrimentos para nós ou para outros.

Acima de tudo, porém, Deus convida a fortalecermos o nosso coração. E este fortalecimento se dá através da Palavra do Senhor e da participação na Santa Ceia. Isto é, aquele que quer prevenir o sofrimento, ou aliviá-lo, depois que já bateu à porta, deve ter boa comunhão com a Palavra de Deus. Isto começa em casa, mas deve continuar também na igreja. A existência de igrejas, pastores, grupos que se reúnem em torno da Palavra é da vontade de Deus, para o nosso bem. Não podemos desprezar estas oportunidades que Deus nos dá. Frisamos que não é suficiente só em casa. Mas também não é suficiente só na igreja. É preciso ler, consultar e estudar a Bíblia em casa, nela meditar e orar. E a Santa Ceia é certamente o outro grande meio pelo qual Deus nos dá fé e coragem em meio aos sofrimentos.

E ainda é preciso dizer mais uma coisa: só ter um contato "mecânico" com os meios da graça de Deus também não adianta. É preciso uma atitude de coração aberto, para realmente receber o poder de Deus através deles. Lembrando que o sofrimento vem do pecado, e que o pecado foi vencido por Jesus. Em Jesus, portanto, podemos lidar com o sofrimento.

Também deve ser dito que Deus não quer ser um "Deus Quebra-galho", isto é, que é procurado quando se está "na pior". Deus quer ser nossa companhia em todos os momentos. Portanto, vivamos uma vida sempre com Deus, também O procurando para agradecer, para cantar e para servir com nosso tempo, dons e bens. Quem vive esta vida de gratidão e serviço está sempre mais preparado para enfrentar o sofrimento.

E, por último, lembramos que neste mundo passamos mesmo por sofrimentos, mesmo sendo filhos de Deus. A libertação total só virá depois desta vida, quando aqueles que são de Jesus terão felicidade plena. Nada mais os perturbará: doença, dor, tristeza, angústia, e nem mesmo a morte. Por enquanto, podemos sentir paz, mesmo em meio a sofrimentos tendo fé e coragem, confiando em Deus, o Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário