terça-feira, 12 de novembro de 2013

Somos chamados para conhecer

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 30/01/2013.

Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em que nos tens amado? - Malaquias 1.2a

Escolhemos uma pequena porção do livro do Profeta Malaquias para nos motivar no texto de hoje, mas poderíamos recomendar a leitura do livro todo! Em muitos momentos o Profeta trata dessa forma: anuncia algo que o povo está fazendo errado ou algo que o povo está deixando de fazer e era certo, ou ainda algo que o Senhor tem feito, e logo em seguida vem uma pergunta: "No que temos...?" (querendo saber o que fez ou deixou de fazer o povo) ou "No que tens...?" (querendo saber no que o Senhor tem agido). Depois da pergunta, que parece indicar que o povo não reconhecia no que fazia ou deixava de fazer aquilo que o profeta estava falando, ou que o Senhor fazia o que dizia, vem a resposta do Senhor, deixando claro quando as coisas acontecem ou deixam de acontecer.

Muitas vezes, preocupados com o "pode ou não pode", tão largamente pregado por muitos cristãos, corremos o risco de ir pelo mesmo caminho: fazer algo que desagrada ao Senhor ou deixar de fazer algo que deveríamos e nem iremos notar que foi assim, pois "cumprimos nossa obrigação", fazendo o que falaram que podia fazer e deixando de fazer o que falaram que não podia fazer. Ou ainda deixamos de notar a ação do Senhor, por conta da pregação de que os problemas mostram pecado e ausência do Senhor, quando nem sempre é assim. Ou ainda que a resposta do Senhor é a solução do problema e o Senhor pode agir mesmo no meio da dificuldade, mesmo que não veja a solução, ainda assim podemos ver o agir do Senhor! Mas o relacionamento com o Senhor vai além da "lei", das regrinhas de "pode ou não pode". Precisamos da direção do Senhor, através do Espírito Santo, para fazer a Sua vontade, mais que fazer o que parece certo e deixar de lado o que parece errado, buscar a vontade do Senhor mesmo!

Eu realmente fico preocupado quando vejo líderes dizendo o que pode fazer ou o que não pode fazer, ou ainda o que pode falar e o que não pode falar, quando leio na Bíblia, em Coríntios, Efésios, Gálatas..., enfim, em tantos textos, que temos liberdade e que com essa liberdade não devemos dar ocasião para a carne; que tudo é lícito, mas nem tudo convém; e por aí vai. A questão não é o que eu posso ou não fazer, porque poder fazer eu posso fazer o que eu quiser! A questão é saber se o Senhor está se alegrando com o que eu faço ou não, se estou dando testemunho de vida no altar ou não. E não testemunho que agrade as pessoas, mas testemunho que agrade ao Senhor. Aquilo que não tem problema, até devemos tomar cuidado caso cause escândalo em alguém, mas fazer o errado porque a pessoa acha que tem que ser assim é ir contra a própria pregação! O testemunho precisa impactar para que haja mudança, num caso assim e não nos adaptarmos... E regrinhas não ajudam nisso! Parece que ajudam, pois criam a sensação de "dever cumprido", mas atrapalham muito mais, pois sempre haverá o que iremos fazer ou deixar de fazer que vai parecer certo agir daquela forma, mas poderá ser algo que desagradou ao Senhor, pois poderia ser plano Dele para nós, mesmo que apenas para nós...

Somos chamados para conhecer ao Senhor e saber Sua vontade. Devemos buscar o padrão de santidade, deixando o pecado, mais que fazendo ou não fazendo alguma coisa, falando ou não falando algo, comendo ou não comendo, bebendo ou não bebendo, mas vivendo debaixo da direção do Espírito Santo e indo além das regrinhas: indo na direção do alvo - a soberana vocação em Cristo Jesus! Conhecendo ao Senhor, seguindo a direção do Espírito Santo, a cada momento iremos entender se algo é bom ou não, se deve ser feito ou não, muito mais que regrinhas impostas, "lei", mas por fazer a vontade do Senhor a cada momento. Para um, será um chamado integral na obra. Para outro, fazer a obra enquanto realiza outras tarefas. Uns, pastores, outros missionários, outros mantenedores, outros diáconos... Sempre digo que não é errado ser missionário, desde que seja seu chamado! Se o Senhor te chamou para outro trabalho e você decide ser missionário, está desagradando ao chamado do Senhor para sua vida! Alguém vai criar uma regrinha para dizer que ser missionário é errado? Acho que não... Mas se não for o chamado do Senhor para você, aí será errado você fazer, mesmo que não seja errado ser missionário! Por isso, que possamos conhecer a vontade do Senhor e realmente ter a direção do Espírito Santo para transpor o limite das regrinhas de "pode ou não pode" para vivermos a liberdade que temos no Senhor, sem dar ocasião para a carne: realizando sempre o querer do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário