terça-feira, 12 de novembro de 2013

O que é DISCIPULADO?

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web, enviada para o grupo de mensagens em 29/01/2013.

Escrevemos nas duas últimas terças-feiras sobre a Grande Comissão e como realizar esse trabalho, indo além da ideia de eventos e projetos de evangelismo, necessários, mas que não apresentam o resultado final em si. E falamos sobre a importância do Discipulado.

Mas... O que é Discipulado? O nosso texto continua sendo o da Grande Comissão no Evangelho de Mateus:
Mateus 28.18-20
18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19 Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.


Não temos uma visão única, fechada e passiva de definir discipulado. Isso é um processo, por isso não tem como ser definido de uma forma. Podemos chegar a aproximações com o que quer dizer discipulado para a implantação de um projeto pautado nesse processo.

A apresentação de um livro de discipulado pode nos levar a uma visão sobre o tema. Estudos, lições, com o objetivo de se levar um conhecimento e aprimorar uma realidade de vida de acordo com determinadas orientações bíblicas. Um exemplo é: “Este livro contém quinze lições que apresentam, de maneira simples, assuntos essenciais que os novos discípulos e discípulas de Jesus têm interesse em conhecer” (LOCKMANN & CONSTANTINO. Seguir a Cristo: Manual do discipulado, Rio de Janeiro, Setor de publicações da Pastoral Bennett e Ministério Regional de Publicações, 1997, p. 03).

No processo do discipulado temos um período de estudo bíblico, de compartilhar. Nesse processo, quando seguimos um texto com unidades, capítulos ou algo do gênero, não devemos nos preocupar em esgotar um capítulo, um tema, uma unidade a cada encontro. As ministrações devem caminhar de forma que as mesmas sejam entendidas. Não importa tempo!

Na próxima semana, permitindo o Senhor, iremos trazer neste espaço mais algumas citações de autores sobre a experiência do Discipulado!

Forte abraço.
Em Cristo,

Ricardo, pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário